segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

9 DICAS PARA SE DAR BEM EM UMA ENTREVISTA

A responsabilidade de fazer uma entrevista hoje em dia é muito grande, pois é ela que garante se você vai ou não entrar na empresa. Muitas pessoas quando são chamadas para entrevistas, entram em desespero, ficam nervosas, se perguntando o que devem falar, o modo de agir e sentar, resumindo: ficam extremamente nervosas.
Neste tópico estarei dando algumas dicas para pessoas que passam por isso, ajudando elas a enfrentar esse medo chamado entrevista de emprego.

1-) Conheça bem o seu currículo
Muitas pessoas ficam tão nervosas por causa da entrevista, que acabam esquecendo de estudar a si mesmo. Vocês devem saber tudo o que está no currículo, todas suas experiências em outras empresas para poder somar pontos com o entrevistador, pois ele verá seu desempenho em explicar suas antigas experiências de trabalho.

2-) Prepare a papelada
Certificados, referências, portfólio, tudo deve estar contigo no momento da entrevista. Caso o entrevistador peça, você estará preparado.
Faça um questionário para perguntar. Responsabilidades, motivo da abertura da vaga, o método de avaliação do seu desempenho, a natureza da sua função em relação à estrutura do departamento, se há incentivos para treinamentos adicionais. Tudo isso deve ser esclarecido durante a conversa com o recrutador, assim como quais serão os seus clientes e quais os planos da empresa e os próximos passos.

3-) Ouça as perguntas
Seja objetivo em relação às suas respostas, mas não monossilábico. “Tem gente que quer responder mais do que é perguntado, usando a pergunta como ‘gancho’ para falar de coisa boas, mas ao fazer isso acaba desviando a atenção do entrevistador”.
4-)Relação com o entrevistador
 É neste ponto que algumas entrevistas vão por água abaixo. Muitas pessoas tentam forçar uma intimidade com o entrevistador e outras, por timidez, acabam se sentindo acuadas.
Anote o nome da pessoa que está fazendo a entrevista. Trate-a de igual para igual. Observe a forma como a conversa se desenvolve. Se o entrevistador for mais despojado, sinta-se à vontade para ser também. Se for mais formal, mantenha-se dentro do estilo. É importante ter essa versatilidade.

5-) Levar ou não levar um currículo?
 Por mais que você tenha sido chamado para a entrevista por causa do seu currículo, na dúvida é sempre bom levar algumas cópias extras para deixar com o entrevistador.
Às vezes o documento foi visto apenas no computador, às vezes é preciso recorrer a alguma informação pontual no seu histórico, etc. Carregue sempre duas ou três cópias do currículo. Se perceber que é preciso, entregue-o ao entrevistador.

8-)Coloque as suas questões
Faça as perguntas que você elaborou antes da entrevista. Demonstre que você fez uma reflexão sobre a posição e que pesquisou a empresa. “Isso é bom porque o recrutador percebe que o candidato está com o foco na mudança e que já está com a cabeça lá dentro da empresa.
9-) Seja você mesmo

O entrevistador já vai esperar que você esteja nervoso porque isso é muito comum. Se ele for bom entrevistador, cuidará para que você se sinta mais à vontade. De qualquer forma, a melhor estratégia para combater o nervosismo é ser você mesmo.
A dica é clara: não elabore mentiras ou histórias sofisticadas para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no lugar certo.
Na maioria das vezes, o perfil comportamental pesa mais do que competências técnicas ou capacidade intelectual. Por exemplo, uma pessoa mais introvertida pode não se desenvolver bem em um cargo que exija extroversão e uma pessoa que goste de fazer análises estatísticas pode não se sentir confortável em uma posição que exija criação. Portanto, querer forçar um perfil só trará transtornos, no médio e longo prazos, para a empresa e para o profissional.




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